São quatro da manhã e você está bem acordado, sua mente agitada. Você se vira na cama, remoendo o passado ou se preocupando com o futuro, e só consegue cair num sono profundo vinte minutos antes de o alarme tocar. Como você espera viver o dia agitado que tem pela frente com apenas 20 minutos de sono?
Um episódio ocasional de insônia pode ser difícil de lidar, mas episódios regulares de insônia podem acabar com a sua vida. Se a insônia atormenta suas noites, você pode ao menos se consolar com o fato de que não está sozinho. Estima-se que uma em cada quatro pessoas sofre de insônia regularmente, e o problema é tão grave que a maioria conta com o uso regular de medicamentos para tratá-la.
As causas da insônia são variadas, mas fatores psicológicos estão presentes em mais de 50 por cento dos casos. Os fatores ambientais e de dieta também desempenham um papel de destaque, e as estatísticas mostram que, por razões desconhecidas, a insônia é mais comum em mulheres do que homens. Felizmente, as mudanças de estilo de vida podem ajudar a tratar o problema.
A insônia pode ser provocada por ansiedade, tensão, excitação emocional, dor, cafeína, drogas, álcool, ou mesmo por preocupar-se em adormecer. Identificar se um ou mais desses fatores está causando estragos em suas noites, muitas vezes pode trazer alívio, porque através da consciência você pode tentar melhorar a situação. Uma maneira de evitar revirar a mente com a insônia é respeitar a regra de vinte minutos: se você ficar na cama por mais de 20 minutos e não conseguir cair no sono, levante-se e faça alguma coisa. Mantenha sua mente fora do problema que está atrapalhando seu sono. Leia, passe roupas, ou escreva em seu diário.
Ambiente de dormir: o ambiente do sono pode ter uma influência importante sobre a insônia. Barulho, uma cama desconfortável, e luz são distrações óbvias, mas há outros. Um fator muitas vezes esquecido é a temperatura. A maioria das pessoas dorme mais profundamente em um quarto frio. No entanto, o vento, as mudanças na pressão barométrica e mudanças climáticas repentinas podem acordar uma pessoa até mesmo quando a temperatura ambiente é ideal.
1 Comment
Ola.bom eutenho deprecao tomo pondera g bromazepam e atenololg. To tendo muita sonolencia tomo pondera a noite.fico com muita sonolencia nao durmo fico assim o dia todo quando vou deitar la vem a insonia.acorfo cheia de dor no corpo.fraqueza.consigo fazer nada .e nos dias que antecedem minhz mentruacao e pior o que faco?.to desesperada.me ajudem