Gerenciamento de energia: aprenda e mude a sua vida!

A gestão do tempo e o gerenciamento de energia estão, evidentemente, estreitamente relacionadas. Eu acredito que o aspecto mais negligenciado da gestão de tempo é a autoconsciência: a habilidade de se conhecer, inclusive seus próprios testes padrões de energia. Se você não estiver em contato com a sua energia, você não pode gerenciá-lo, e as melhores práticas de gestão do tempo não servirão para nada! Enquanto todos nós tentamos ganhar mais horas do dia, a gestão do tempo pode não ser a resposta. O gerenciamento de energia nos tornará mais produtivos.


Embora uma geladeira ou um automóvel tenham uma única fonte de energia, nós, os seres humanos, temos quatro fontes.

 

gerenciamento de energiaQuatro tipos de gerenciamento de energia

A primeira é a Energia Física, que é influenciada pela ingestão calórica, exercício, saúde geral, sono, etc. (Novamente, eu sei que você sabe tudo isso, mas é repetitivo, porque é tão fundamental e muitas vezes ignorado).

 

Também há a energia emocional – ou a qualidade de sua energia. Você pode gastar energia muito rapidamente quando você está em um estado emocional negativo. E quanto mais otimista e esperançoso você for, mais energia você vai preservar e ter de reserva. Por isso temos de celebrar nossas vitórias, grandes e pequenas.

 

Depois vem a Energia Espiritual – que é energia recebida de algo maior do que nós mesmos. Exemplos disso são os nossos valores, a nossa fé ou a nossa crença numa determinada causa ou propósito. Para aproveitar esta fonte de energia, certifique-se de ter seus valores pessoais ou sua missão afixados na sua frente em sua mesa de trabalho ou nos lugares onde permanece com mais freqüência. Eles são poderosos combustíveis – mas apenas se mantidos bem na frente da sua "mente" (e, portanto, bem na sua cara).

Objetivos de longo prazo que estamos animados para alcançar também agem como combustível emocional / espiritual.

 

Por último, há Energia Mental – ou energia focada. Se pudermos estar conscientes das três anteriores e mantivermos essas fontes na zona positiva, seremos mais capazes em qualquer momento de sentar e dar um claro foco mental na tarefa que tivermos em mãos. E ajuda a manter sua energia se você não estiver realizando multitarefas ou alternando entre o trabalho e as mídias sociais! (mas você já sabia disso também)

 

Evite drenar sua energia

Se você já se sentiu abatido apenas olhando para a sua lista de tarefas, logo cedo pela manhã, então você está provavelmente minando sua energia antes mesmo de começar o seu dia.

Muitos de nós superestimamos o que podemos fazer ou gastamos muito tempo fazendo coisas que não são importantes, mas consideradas "urgentes". Pratique estabelecer expectativas e limites razoáveis a cada dia.

 

gerenciamento de energia 2Monitore seus horários de alta energia

Você, provavelmente, tem uma noção de quando são seus horários mais energéticos. Você pode ficar aceso na parte da manhã ou ter rajadas de criatividade após o jantar.

Se você não sabe, então tente rastrear como você se sente ao longo do dia por uma semana, mais ou menos. Quando são os momentos em que você parece ser mais eficiente e se sentir energizado? Quando são os pontos no dia em que você está se arrastando e com necessidade de um café, ou uma soneca?

Tire proveito dos horários de alta energia, quer concentrando-se em trabalhos importantes e criativos, que exigem que você esteja com o seu mais claro pensamento, ou usando esse tempo para acabar com aquelas tarefas que você odeia fazer. Quando você está no seu horário mais eficiente, pode executar as tarefas mais rapidamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *