Este é o primeiro post dentro da categoria Corpo e vamos falar de um desejo da maioria das pessoas atualmente: o emagrecimento. Devido aos alimentos processados e à vida corrida de hoje em dia, as pessoas andam com cada vez menos tempo para se dedicarem à saúde, e ao corpo, ocasionando assim, um alto índice de obesidade.

Lembro quando eu estava no primário, no ginásio, sempre tinha um ou dois “gordinhos” na classe… ou gordinhas. Hoje em dia, é o contrário: geralmente as crianças magras são cada vez mais raras. Os pais costumam trabalhar fora e não podem acompanhar de perto a alimentação dos filhos, que acabam consumindo junk foods em grande quantidade, refrigerantes, etc. Outro problema do nosso mundo atual é que as crianças não brincam mais na rua, não correm, não andam de patins, de skate, como antigamente. Deixar as crianças na rua é sempre perigoso, principalmente num país como o nosso, em que a violência aumenta a cada dia. O que acaba acontecendo? Elas ficam dentro de casa, jogando videogames… e mesmo que os mais modernos possuam tipos de jogos em que elas precisam se movimentar (kinect, etc.), essa quantidade de exercício não é suficiente para equilibrar a queima de calorias que elas necessitam nessa idade de crescimento. Ou seja, existem muitos adultos obesos porque a quantidade de crianças obesas também vem aumentando… e é muito mais difícil perder peso depois de adulto. Mas não é impossível, basta um pouco de força de vontade.

O primeiro passo deve ser quebrar esse padrão de comportamento que vem desde a infância, de sedentarismo, e comer por ansiedade, e não para saciar a fome. Guarde essa informação valiosa que pode mudar a sua vida:

PARA MUDAR SEU CORPO, VOCÊ PRECISA MUDAR PRIMEIRO A SUA MENTE.

magraE é isso que vamos explicar pouco a pouco neste blog, dentro da categoria Corpo. Como conseguir ter um pensamento de magro, em vez de pensar em comida o tempo todo? Como controlar a ansiedade e parar de sabotar a si mesmo no processo de emagrecimento? Como obter motivação necessária para mudar seus hábitos e focar no objetivo maior que é a perda de peso?

E a primeira dica que vou dar é: ter paciência… emagrecer é um processo e de nada adianta fazer dietas malucas, perder peso rápido demais e perder também a saúde ou então não conseguir manter a dieta por muito tempo e voltar a engordar tudo que havia perdido, ou às vezes até mais do que antes. Mantenha objetivos realistas… é melhor pensar em devagar e sempre, ou seja, uma reeducação alimentar e de hábitos vai fazer com que os resultados sejam bem mais duradouros, e que você consiga manter o novo peso, em vez de aparecer o efeito io-io.

Admita que se você está acima do peso, é devido a alguma coisa errada que anda fazendo. A conta é simples: precisamos gastar mais calorias do que comemos. É claro que existem fatores genéticos, seu biotipo pode não ser de magra, etc. mas na Etiópia não existe obesos, então mesmo que você ache que não está comendo demais e mesmo assim está engordando, preste atenção: pode ser que você esteja comendo tão automaticamente que nem percebe que anda exagerando.

Em relação à alimentação, não existe nenhum alimento proibido… o que existe é moderação. Você pode comer de tudo desde que não exagere. Eu sou chocólatra assumida, e se for pensar em ter que viver sem comer chocolate, minha vida não teria muita graça, pois é algo que eu gosto de comer desde criança. Mas não preciso de grandes quantidades, pois aprendi a controlar a ansiedade, sou psicóloga e costumo usar o método da auto-hipnose que será explicado mais detalhadamente ao longo deste blog, nos próximos posts. Eu sempre como menos comida quando quero comer uma sobremesa, ou seja, “deixo um espaço” para ela… Não devemos nunca comer até nosso estômago ficar totalmente cheio, pois ele precisa de um espaço para que a digestão trabalhe. Então, se usarmos toda a sua capacidade, vamos nos sentir mal durante o processo de digestão.

Outra dica é tomar consciência enquanto estamos comendo. O que nos leva ao exagero é comer “no automático”, que significa comer sem estar prestando atenção no que estamos fazendo. Outro truque é trocar certos alimentos mais calóricos por outro parecidos mas que fazem com que você consuma bem menos calorias… por exemplo, uma pizza de brócolis é mais saudável e menos calórica do que uma quatro queijos.

O processo de emagrecer também exige abandonar de vez o sedentarismo. Outra vez voltamos à questão de não ser radical: não precisa se matar na academia 7 dias por semana, pois isso pode ter até efeito contrário, uma vez que é bem difícil manter a regularidade se houver exagero. Acabamos inventando desculpas para faltar, ou é o tempo chuvoso, ou é a preguiça, ou a falta de tempo. O melhor é aprender a incluir os exercícios físicos em nossa rotina, mesmo que seja 2, 3 vezes por semana, alguns minutos por dia. Tenha em mente que alguns poucos minutos por dia é sempre melhor do que nenhum… ou seja, melhor que nada. Mexa-se de alguma forma, nem que seja andando pelo escritório enquanto atende um telefonema, ou fazendo abdominais ou polichinelos nos intervalos da novela, ou dançando enquanto lava a louça. Caso exista alguma atividade que você adore praticar, como a dança, andar de patins, corrida, ioga, tocar bateria, etc. procure se concentrar nela, já que vai ser muito mais fácil ter motivação dessa forma… nunca tente imitar o que deu certo para outra pessoa, pois cada um tem suas próprias preferências e você deve descobrir quais são as suas.

Mas o mais importante, que já citamos no início do post, é trabalhar a sua MENTE no sentido de emagrecer. A primeira coisa que se deve fazer é descobrir “por que eu quero emagrecer?” Todo mundo tem um motivo principal… para ganhar dinheiro como modelo, para conquistar aquela pessoa especial, para receber elogios, enfim… descubra qual sua principal motivação, anote num papel e ande com ele o tempo todo para se lembrar do que é mais importante nesse processo. Use a imaginação criativa e pense nos benefícios que você teria se emagrecesse… imagine-se magra, cabendo nas suas roupas preferidas, atraindo olhares de todos pela rua, crie toda uma atmosfera favorável na sua mente para ajudar na motivação. Sem força de vontade não chegamos em lugar nenhum… pode ser a melhor dieta, o melhor personal trainer, mas a única pessoa capaz de realizar seu processo de emagrecimento é você mesma.

O processo de auto-hipnose é semelhante ao de uma meditação. Você precisa deitar confortavelmente, relaxar, imaginar algumas coisas como que sente prazer comendo frutas e alimentos saudáveis e que sente repulsa e enjoo quando come alimentos gordurosos e super calóricos. Não vai ser na primeira vez que você vai obter resultados, mas depois de algumas “sessões”, pode ter certeza que sua mente vai começar a ser condicionada a pensar como magro, e você vai passar a sentir cada vez menos necessidade de se entupir de alimentos que engordam. Existe uma diferença enorme entre a fome emocional e a física também, mas isso é mais complexo para ser citado logo nesse primeiro post. Como falei, vamos explicar melhor esse processo ao longo deste blog.

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *