10 maneiras de ser autoconfiante

Todo mundo quer ser autoconfiante, nós sabemos os benefícios que isso nos traz, mas como será que você pode se tornar confiante, se você não é? O que uma pessoa pode fazer para construir autoconfiança?

Ser autoconfiante traz muitos benefícios. Ajuda a ter um melhor desempenho, ser notado e apreciado por seu trabalho, você pode receber uma promoção, um aumento. Também faz com que você atraia a atenção do sexo oposto. Para resumir: autoconfiança lhe ajuda a obter o que deseja na vida.

Por outro lado, a timidez e falta de autoconfiança pode sabotar seriamente seus esforços e impedi-lo de conseguir o que quer (e que merece). Por isso que eu decidi dedicar um post inteiro para construir a sua autoconfiança.

Lembre-se que é um processo. Você não pode construir autoconfiança da noite para o dia. A confiança não é algo que acontece com você de repente. É um hábito. E mesmo que você saiba que vai precisar de tempo e energia para criar este novo hábito, a boa notícia é que você pode fazê-lo. É algo sob seu controle e depende somente de você.

 

1. Use afirmações positivas
Para
se sentir mais autoconfiante, você pode usar afirmações positivas declarações positivas que se destinam a reprogramar sua mente para se ver em uma luz melhor. Incluem declarações como: “Eu sou digno“, “Eu sou um grande líder“, “Todo mundo gosta de mim“, e assim por diante.
Existem algumas maneiras de fazer isso. Você pode escrever seu próprio mantra e repetir para si mesmo a cada manhã (ou todas as noites antes de ir para a cama). Você pode escrever as declarações positivas num pedaço de papel e colocá-lo em algum lugar onde você olhe sempre (numa parede ou numa geladeira), você também pode escrever sua afirmação em um espelho.

 

autoconfianca2. Finja até conseguir
Quando as pessoas agem de uma forma autoconfiante, elas realmente se sentem mais autoconfiantes. Esta é uma das regras mais incríveis em nossas vidas. Se você quer ter alguma coisa, aja como se você já tivesse. A maneira como nossa mente funciona é que o mais familiar for uma ideia, mais verdadeira vai parecer. E como fazer uma ideia familiar? Repetindo isso! Quanto mais você fizer algo, mais você disser algo, mais você vai acreditar nisso.
Se você quiser ser mais autoconfiante, aja como alguém que já é confiante! Pode parecer engraçado no início, mas não pare. É um processo, e em breve você vai perceber o quão natural e verdadeiro o comportamento se tornará.

 

3. Fale alto
O jeito de falar e a forma como você projeta a sua voz está diretamente ligada à sua confiança. As pessoas tímidas tendem a manter a voz baixa. Elas não querem chamar a atenção. Você já deve ter notado em reuniões: há sempre alguém que fala mais alto que todos, muito autoconfiante, talvez até arrogante, que não se importa muito com o que os outros pensam. há aqueles que não falam muito, ficam quietos, e até mesmo quando lhe perguntam algo falam de um jeito que as pessoas não conseguem ouvi-los. Da próxima vez que você estiver em uma reunião fale alto, projete sua voz. Você verá impacto que isso tem sobre a sua confiança.

 

4. Sente na primeira fila
Onde você costuma sentar-se em grandes eventos? Você corre para pegar um assento na primeira fila ou prefere ficar lá atrás? Minha aposta é a última opção, assim como muitas outras pessoas fazem. A razão para isso é que nós não queremos atenção sobre nós. A maioria prefere se esconder para se arriscar ser puxado no palco ou receber alguma pergunta. Mas vou perguntar uma coisa: quem geralmente se senta na primeira fila de todas as reuniões oficiais da empresa? Quem se senta na primeira fila de desfiles de moda? As pessoas mais importantes. Ao sentar em uma primeira fila você está se colocando entre essas pessoas. Você dá aos outros o sinal de que você é uma das pessoas mais importantes e por isso eles irão tratá-lo adequadamente. Você vai notar também que vai começar a se comportar como um. Você está colocando-se fora de sua zona de conforto – no centro das atenções. A atenção está em você, a luz está em você. Você não tem outra escolha a não ser se sentir confiante. Uma vez colocados em uma situação onde não há alternativas, é impressionante o quão rápido nos adaptamos.

 

5. Linguagem corporal
As pessoas confiantes têm uma linguagem corporal diferente. Elas andam de cabeça erguida. Elas mantêm a cabeça erguida. Elas olham nos olhos dos outros. Eles também mantêm seu corpo aberto.
Sempre que nos sentimos mal sobre nós mesmos, nos sentimos para baixo ou feridos, tendemos a fechar as portas. E não só emocionalmente, mas fisicamente também. A falta de autoconfiança manifesta-se na tal da linguagem corporal. Uma maneira de construir a confiança é adotar uma linguagem corporal de alguém que se sente confiante.

 

6. Realce seus pontos fortes
Se você mantém o foco em seus defeitos, mais cedo ou mais tarde vai perder muito de sua confiança.  Afinal, se há tantas coisas nas quais você é ruim, e tantos erros que você cometeu, então de onde é que a confiança virá? Em vez de pensar que você é ruim, abrace seus pontos fortes. Você pode ser impressionante ao falar em público, ou um grande cozinheiro, ou um empresário muito talentoso. Olhe para todas as áreas de sua vida. Isso vai ajudar você a acreditar o quanto você é bom e vai aumentar o seu valor.

 

7. Aceite elogios
Imagine que alguém lhe diz: você está muito bonito. O que você responderia? Será que Oh, são seus olhos.” Ou “Oh, eu realmente me sinto muito cansado hojesoa familiar para você? O que você costuma dizer quando alguém lhe faz um elogio? Nós raramente aceitamos um elogio. Nós raramente dizemos “Obrigado“, sem qualquer “mas”. Pense nisso: se alguém gasta um tempo para dizer-lhe algo de bom, é porque eles realmente pensam assim. Por que você não pode simplesmente aceitar uma palavra agradável? Por que você está tentado a subestimar-se? Se você fez um bom trabalho, tome posse dele. Permita-se acreditar em todas as coisas boas as pessoas lhe dizem. Em muitas culturas (incluindo a minha), as pessoas acham que não é muito educado simplesmente aceitar um elogio. É sinal de arrogância. No entanto, vale a pena tentar.

 

8. Evite 0 perfeccionismo
Se você mirar na perfeição, está fadado à decepção. É muito difícil (se não impossível) ser perfeito. Você sempre pode ser melhor, você sempre pode ser mais rápido, você pode sempre fazer mais. Pare de tentar fazer tudo de maneira perfeita. Aceite que as coisas não têm que ser perfeitas para serem boas. E você não tem que ser perfeito também. Os perfeccionistas geralmente têm baixa autoestima, porque criticam-se o tempo todo. Dê uma olhada em algumas pessoas autoconfiantes à sua volta. Elas são perfeitas? Dê a si mesmo mais aceitação e seja mais tolerante com seus próprios erros e insuficiências. Eles não levam embora seus talentos e pontos fortes.

 

9. Aprecie o que você já alcançou
Nossa confiança depende do quanto nós acreditamos que estamos bem sucedidos. Se você não notar sucessos em sua vida, sua autoconfiança será reduzida. Como você pode acreditar que é uma pessoa bem sucedida? Não importa onde você está agora, eu posso lhe garantir que você conseguiu muito mais do que você pensa. Nós tendemos a olhar  no futuro e sempre nos comparamos com a melhor versão de nós mesmos que gostaríamos de ser. Você olha para o futuro, onde o seu perfeito “eu” tem muito dinheiro, uma família feliz e uma bela casa. Então você olha para o hoje e fica deprimido, e você começa a se sentir  um fracasso por estar tão longe de seus sonhos. Muitas vezes nos esquecemos, porém, sobre o quão longe nós já chegamos, e quanto já conseguimos. Nós raramente olhamos para o passado e comparamos com o que somos hoje.

 

10. Dê a si mesmo objetivos menores para o futuro próximo
Há uma outra técnica para fortalecer a crença em nosso potencial para alcançar sucessos e este é pela adição de pequenas metas. Se você estiver trabalhando em um grande objetivo, um desafio nos últimos meses, então você provavelmente não está se sentindo muito confiante agora. Afinal, você não alcançou o seu objetivo, você não conseguiu o que pretendia. Uma ótima maneira de superar é dar-se objetivos menores que você vai bater no caminho para um objetivo maior; metas que você vai conseguir e que vai trazer de volta a autoconfiança. Da próxima vez que sua ideia for aceita por seu chefe, veja isso como um sucesso. Uma menina bonita (ou um cara) lhe deu o seu número de telefone? Comemore! Você terminou tudo o que tinha que fazer hoje? Congratule-se! Preencha sua vida com sucessos menores e em troca eles vão fazer você se sentir como uma pessoa bem sucedida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *