“Seja gentil primeiro com você mesmo se você deseja ser gentil com os outros. “– Lama Yeshe

Às vezes, as pessoas são muito cruéis e imperdoáveis para si mesmos. Imagine que você cometeu um erro enorme em um projeto particular no trabalho, criando uma outra carga para seus colaboradores e você mesmo, ou você pôde acidentalmente dizer bobagens em um primeiro encontro ou em uma reunião importante. Como você realmente reagiria?

Você tem que ter em mente que ser bom para si mesmo não precisa incluir um calendário cheio de tratamentos de spa. Só significa tratar-se como trata um bom amigo.

Muitas pessoas reagiriam em tais situações castigando-se por seus erros. Nesse caso, você estaria se martirizando figurativamente. Em apenas uma pequena dose, a autocrítica pode realmente ser muito útil porque motiva as pessoas a tomarem mais responsabilidade de todas as suas ações, e incentiva-os a melhorar a si mesmos. No entanto, a autocrítica excessiva pode ser uma autoderrota debilitante.

O caminho para a autocompaixão

 Autocompaixão é realmente importante. Significa tratar a si mesmo com compreensão e bondade, uma vez que você comete um erro, ou passe por uma situação complexa, da mesma maneira como você trata os outros que você se preocupa.

Ocorre exatamente o mesmo com a autoestima de alguma forma, mas não é sobre a maneira que você julga a si mesmo, mas o modo como você se trata. Portanto, se você está pensando que é uma grande pessoa, ou não-tão-grande em um determinado momento, você pode ter compaixão por si mesmo. Por exemplo, você pode dizer que é bom cometer um erro; que você vai se esforçar mais na próxima vez.

Há muitas abordagens diferentes para a construção de autocompaixão, e uma delas é ser capaz de mudar a sua perspectiva. Na verdade, é muito mais fácil dar compaixão aos outros do que para si mesmo. Nesse caso, talvez seja melhor começarmos a nos tratar melhor.

Você pode fingir que uma pessoa com quem você se preocupa está no seu lugar. Pense nas coisas que você diria a ela. Você pode realmente dizer algo mais gentil do que estaria dizendo para si mesmo. Variações desses exercícios envolvem adotar uma nova perspectiva.

Você também precisa lembrar que um dos pré-requisitos mais importantes para a autocompaixão é ter a crença de que você, assim como qualquer outro ser humano, sempre merece ser tratado com amor e compaixão. Construir autocompaixão também pode ajudá-lo a proteger-se daqueles indivíduos destrutivos.

Talvez, uma das chaves preliminares para que você seja constantemente bom a si mesmo é acreditar sempre em você, e ter mais fé em suas capacidades. Não seja muito duro consigo mesmo e aprenda a reconhecer suas realizações. Através disso, você verá que mudanças significativas vão acontecer em sua vida.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *