O melhor presente que você pode dar a si mesmo é dedicar um tempo do seu dia à meditação. É essencial que incluamos em nosso dia-a-dia o hábito de descansar a mente, relaxar, meditar, se quisermos obter sucesso em qualquer campo de nossas vidas, seja no trabalho, amor, saúde…
Talvez algumas pessoas não tenham problema nenhum com seus pensamentos, mas a maioria tem dificuldade em manter a mente “vazia”. Pensamentos surgem sem a nossa permissão, e muito rapidamente. O fato de podermos pensar, refletir sobre o passado, imaginar o futuro, ou mesmo estarmos conscientes de nossa própria consciência é o que distingue os seres humanos de todos os outros animais. Mas essa também pode ser nossa maior maldição, se não tentarmos escapar disso, pelo menos de vez em quando. Seus pensamentos podem ser seus melhores amigos ou os piores inimigos, depende de como lida com eles.
Se você é uma daquelas pessoas que vive inventando desculpas a si mesmo, como que já tentou praticar meditação e descobriu que não funciona para você, esse é o primeiro pensamento que precisa mudar. Esse é apenas mais um dos nossos pensamentos errados e enganosos. Você pode aprender a meditar e deve, se quiser aprender a controlar seus pensamentos.
Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas nos momentos em que precisamos de total relaxamento, e todas elas podem ser feitas por qualquer pessoa, já que a habilidade de meditar é inerente ao ser humano. Basta ter conhecimento dos princípios básicos, mas não existe um método melhor que o outro. Cada pessoa é única, e cada um se dá melhor com uma técnica diferente. Você pode tentar algumas, se for iniciante, para descobrir qual é a mais eficiente para você. Mas, com certeza, todas elas serão de grande utilidade para o descanso de sua mente, por isso, não fique preso a um ou outro método. Lembre-se que devemos manter a mente aberta, devemos experimentar coisas novas.
Vamos começar explicando qual a finalidade da meditação – ela serve para limpar a mente, tornando-a cada vez mais aberta a novas ideias e experiências, trazendo de volta as inspirações perdidas em meio a tanto barulho, a tantos pensamentos diários. Quando meditamos, estamos em contato com toda a humanidade, pois existe uma mente universal que comanda todos nós, e que só se manifesta se permitirmos essa limpeza, essa purificação. O objetivo maior e alcançar o total repouso do sistema nervoso, como se estivéssemos dormindo, porém, mantendo a mente alerta, ou seja, lembraremos de tudo depois, diferente do que ocorre durante o sono.
É como se estivéssemos recarregando nossas energias, tanto física quanto espiritualmente, e isso nos traz muita paz, tranquilidade, felicidade e calma interior. Por isso, é natural que você acabe se viciando em meditar, depois que começa. Não se preocupe, é o vício mais saudável que poderia existir, pois traz muitos benefícios, e principalmente, traz a serenidade… com o tempo, nada mais conseguirá tirar a sua paz. Nem as pessoas, nem os problemas, situações embaraçosas, tudo isso não significará mais nada perto do estado que se consegue obter durante a meditação.
Apenas citando alguns dos vários efeitos positivos da meditação, convém lembrar que até mesmo os médicos já admitiram que um dos fatores mais importantes durante a recuperação de um paciente é a vontade e a fé que o paciente tem que vai se curar. Ou seja, na verdade a cura provém do próprio paciente, com a ajuda do médico (isso ocorre também durante sessões de terapia, e por isso sempre repito – é impossível curar quem não quiser ser curado). Os efeitos da meditação positiva já foram comprovados em casos de tumores que foram curados bem mais rapidamente depois da aplicação de algumas técnicas de relaxamento e de otimismo no processo de recuperação. Alguns exemplos são realmente surpreendentes, e até mesmo o mais cético dos médicos acabou sendo obrigado a admitir que meditar ajuda, e muito, nesses casos, em que a Ciência fica impotente.
O consumo de oxigênio decresce aproximadamente 20 por cento nos pacientes que meditam. Ele pode ser obtido em cerca de 15 minutos de meditação, e é idêntico ao obtido em oito horas de sono.
O sistema imunológico passa a funcionar de forma muito mais eficiente, e o corpo adquire maior resistência à entrada de germes, vírus, bactérias…
Já se convenceu de que é necessário parar tudo de vez em quando e olhar para dentro? Querendo ou não, chega uma hora que a energia acaba, e a forma mais rápida de recarregá-la é mesmo meditando, então por que resistir?
Cada vez mais me convenço que nós criamos o mundo em que vivemos. Muita gente costuma dizer “mude a maneira como você olha as coisas e as coisas que você olha refletirão essa mudança.” Embora isso seja verdade, o problema para a maioria das pessoas é COMO mudar o seu pensamento negativo e as emoções aflitivas, que são sua consequência inevitável. Quer mudar o seu mundo interior? É melhor controlar a sua mente, bem como os seus pensamentos. Observe-os. Não julgue-os, apenas observe-os, sem esboçar nenhuma reação a eles. O que é o pensamento? Quando você parar e olhar para ele – o pensamento é estranho. Consiste em uma voz que não se ouve com os ouvidos, mas ainda se ouve com a mente, como se viesse através dos ouvidos. É a nossa própria voz. Grande parte do pensamento é apenas isso – uma loucura. Às vezes os pensamentos são instigados por sentimentos. Se estamos com raiva ou tristes, então os pensamentos podem sair com esse mesmo estado de espírito. Pensamentos felizes também vêm desta forma.
2 Comments
[…] https://mentecorpoespirito.com/faca-uma-pausa-com-a-meditacao/ […]
Faça uma pausa com a meditação – Mente, Corpo, Espírito Sou Budista e estou indicando este site o Namoro Budista! Quem procura um amor ou amizades e é Budista, acesse http://www.namorobudista.com.br/ Fica a Dica Amigos!
Amizade Budista http://www.namorobudista.com.br/