A imaginação controla o mundo. Já dizia Albert Einstein, “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” Segundo ele, a Ciência é limitada, já a imaginação, abrange o mundo inteiro. O poder da imaginação realmente não possui fronteiras, e vou ainda mais longe: o progresso da humanidade caminha proporcionalmente à evolução da imaginação coletiva.
Vocês já pararam para pensar que quase todas as invenções pós-modernas surgiram primeiro em algum filme, livro ou ilustração, para só depois passarem a existir de verdade? Então, não seria de se espantar se nos próximos anos a humanidade aprendesse como realizar viagens no tempo, ou teletransporte, por exemplo. Ou que a lua se torne um ponto de partida para a exploração de outros planetas, ou que passemos férias em alguma estação espacial. Tudo que se pode imaginar, pode acontecer. Não há limites para a evolução do ser humano.
O que cada um de nós precisa saber é como usar a imaginação a nosso favor. Precisamos ter em mente que somos atores no palco da vida, e todas as limitações, medos, foram criados por nós mesmos, e temos o poder de superá-los, se quisermos. Nós somos os criadores dos próprios roteiros de nossas vidas, portanto cuide para que o seu não se transforme em um drama, quando é possível viver uma eterna comédia.
Voltando a falar sobre a força da imaginação – ela é capaz de formar imagens mentais de tudo que ainda não existe no mundo real, ou físico. Sempre que imaginamos alguma coisa, estamos na verdade criando essa coisa, pois ela passa a existir no momento em que a damos origem em nossa mente, em nossos pensamentos. Outra frase do Albert Einstein: “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.”
Por isso, afirmo que não existe problema insolúvel. Sempre que surge um problema que parece ser impossível de resolver, também aparece alguém com imaginação criativa, capaz de resolvê-lo.
O que você precisa se lembrar sempre é que TUDO está na sua imaginação. E se você aprender a usar o poder de seu subconsciente a seu favor, você irá sempre obter aquilo que deseja. Se existe alguém que ainda duvida do poder da imaginação, basta citar os comprovados efeitos placebo que as pílulas podem ter sobre certas doenças… elas não são remédio de verdade, mas acabam curando doenças, simplesmente pelo fato de o paciente ACREDITAR que elas funcionam e que são medicamentos. Ou nem precisamos ir tão longe… imagine agora que está chupando um limão e sinta sua boca começar a salivar. O limão não está aí de verdade, mas o fato de você imaginá-lo ja é o suficiente para provocar uma reação em seu corpo.
No mundo dos negócios, a imaginação criativa também exerce um papel importante. Uma das principais razões pela qual muitas pessoas são mal sucedidas, é que nunca aprenderam a usar a imaginação. Todos nós nascemos com a imaginação muito ativa. Toda criança tem uma imaginação muito ativa. Na verdade, a maioria das crianças vive em um mundo de fantasia durante vários anos. É uma fase normal de desenvolvimento da personalidade. No entanto, como os poderes de raciocínio mais elevados começam a amadurecer rapidamente, a criança progride em um mundo de realismo. Este é um período de desenvolvimento crítico na medida em que está em jogo a imaginação. Muitos jovens param quase completamente de usar a imaginação nesta fase de suas vidas. Outros (por exemplo, os interessados ??nas artes) começam a fazer uso de sua imaginação de uma forma construtiva. Os pais desempenham um papel importante neste momento. Alguns vão dar aos seus filhos uma saída criativa para a sua imaginação, outros vão reprimir ou inibir a imaginação da criança.
Muitas vezes, a imaginação floresce durante os anos pós-adolescência, até que o indivíduo entre em choque com o mundo cruel e duro da realidade adulta. Quando isso acontece, muitos jovens deixam de utilizar sua imaginação. Se foram feridos e desiludidos com as realidades do mundo, e se não permitirem que sua imaginação funcione, irão criar novas experiências onde eles serão novamente feridos e ficarão desanimados. Pelo menos é isso que o inconsciente diz a si mesmo.
Na realidade, todo ser humano tem imaginação. Pode estar reprimida, inativa, ou distorcida, mas existe. Então, a questão mais importante não é se você tem imaginação, mas o que você está fazendo com ela?
Se fôssemos perguntar: “O que é mais poderoso, a imaginação ou a força de vontade?” Qual seria a sua resposta? A realidade é que a imaginação é muito mais poderosa do que a força de vontade. Emile Coué (psicólogo e farmacêutico, que introduziu métodos de psicoterapia, cura e auto-tratamento, baseados em autossugestão ou auto-hipnose), respondeu a essa pergunta durante o último século. Ele demonstrou que, quando há um conflito entre a imaginação e força de vontade, a imaginação ganha todas as vezes. Você pode usar sua força de vontade se você deseja se manter em uma dieta de emagrecimento, mas se você começar a imaginar como é bom o gosto de uma sobremesa, nem a maior força de vontade do mundo vai resistir.
Se você não usar a sua imaginação construtivamente, ela pode inibi-lo e trabalhar contra você. Se você imaginar que algo que você quer fazer é muito difícil, você não consegue nem começar o projeto. A maioria das dificuldades que as pessoas enfrentam na vida existem mais em sua imaginação do que na realidade. Estes pensamentos negativos geram medo, e se esse medo for grande, ele vai impedir que você consiga o que quer.
Mais uma vez repito que não existe a técnica ideal para desenvolver seu poder interior. Cada um precisa descobrir o melhor método pessoal. Para mim, o que funciona é imaginar aquilo que desejo que aconteça numa tela invisível à minha frente, como se eu estivesse dentro de um cinema. Eu me vejo atuando no filme da minha mente, e as situações e pessoas participam do roteiro que eu criar, que eu desejar que se torne realidade. Já outras pessoas preferem participar mais ativamente da fantasia, e costumam ver tudo em primeira pessoa, ou seja, nunca enxergam elas mesmas enquanto visualizam. Tente de uma forma, de outra, até descobrir qual melhor se adapta.
Então, comece a explorar o poder de sua imaginação. Acenda as luzes no teatro da sua mente. Pratique. Faça com entusiasmo. Divirta-se. Faça regularmente. E um dia, você vai descobrir que o que você imaginou tornou-se a sua realidade. Assim, como mágica!
2 Comments
[…] Fonte: Mente corpo espírito […]
Obrigado Suzana por me ajudar.
Esse post me foi muito útil, já que estou tentando substituir meus pensamentos negativos por positivos e essa sua técnica sugerida foi uma luz em minha mente, pois funciona mesmo!
Te desejo tudo de maravilhoso por você ajudar outros seres humanos.