Quer saber mais um motivo para ficar estressado? Seu estresse em si pode estar fazendo você ficar doente. O estresse não só nos faz sentir terríveis emocionalmente, mas também pode causar qualquer problema de saúde que você possa imaginar.
Estudos descobriram que muitos problemas de saúde estão relacionados ao estresse. Ele pode agravar ou aumentar o risco de doenças como a obesidade, doenças do coração, doença de Alzheimer, diabetes, depressão, problemas gastrointestinais, e asma. Mas há boas notícias. Seguindo algumas dicas simples de alívio do estresse, você pode diminuí-lo e reduzir os riscos para a saúde.
Mas vamos aos 10 problemas de saúde relacionados ao estresse
- Doenças cardíacas. Os pesquisadores já suspeitavam que a personalidade tipo A, da pessoa estressada, tem um risco maior de problemas de pressão e coração. Não se sabe por que, exatamente. O estresse pode aumentar diretamente a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo e provoca a liberação de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. É também possível que o estresse esteja relacionado a outros problemas – uma maior probabilidade de fumar ou obesidade – que, indiretamente, aumentam os riscos cardíacos.
Os médicos sabem que o estresse emocional repentino pode ser um gatilho para problemas cardíacos graves, incluindo infartes. As pessoas que têm problemas cardíacos crônicos precisam evitar o estresse agudo – e aprender a gerenciar com sucesso as tensões inevitáveis da vida – tanto quanto puderem. - Asma. Muitos estudos têm mostrado que o estresse pode piorar a asma. Algumas evidências sugerem que o estresse crônico de um pai pode até aumentar o risco de desenvolver asma em seus filhos. Um estudo analisou como o estresse dos pais afetou as taxas de asma de crianças que também estavam expostos à poluição do ar ou cujas mães fumaram durante a gravidez. As crianças com pais estressados apresentavam um risco significativamente maior de desenvolver asma.
- Obesidade. O excesso de gordura na barriga parece representar maiores riscos de saúde do que a gordura nas pernas ou quadris – e, infelizmente, é justamente onde as pessoas com alto nível de estresse parecem armazená-lo. O estresse causa níveis mais altos do hormônio cortisol, e parece aumentar a quantidade de gordura que é depositada no abdômen.
- Diabetes. O estresse pode agravar a diabetes de duas maneiras. Primeiro, aumenta a probabilidade de maus comportamentos, como maus hábitos alimentares e consumo excessivo de álcool. Em segundo lugar, o estresse parece aumentar os níveis de glicose de pessoas com diabetes tipo 2 diretamente.
- Dores de cabeça. O estresse é considerado um dos gatilhos mais comuns para dores de cabeça – não apenas dores de cabeça tensionais, mas também enxaquecas.
- Depressão e ansiedade. Provavelmente não é nenhuma surpresa que o estresse crônico está ligado a taxas mais elevadas de depressão e ansiedade. Estudos recentes descobriram que as pessoas que tinham estresse relacionados ao trabalho – como um trabalho exigente com poucas recompensas – tiveram um risco 80% maior de desenvolver depressão dentro de poucos anos do que as pessoas com menor stress.
- Problemas gastrointestinais. Aqui está uma coisa que o estresse não faz – causar úlceras. No entanto, ele pode torná-las piores. O estresse também é um fator comum em muitas outras condições gastrointestinais, como azia crônica (ou doença do refluxo gastroesofágico, DRGE) e síndrome do intestino irritável (SII).
- Doença de Alzheimer. Um estudo com animais descobriu que o estresse pode agravar a doença de Alzheimer, fazendo com que suas lesões cerebrais se formem mais rapidamente. Alguns investigadores especulam que a redução do stress tem o potencial para retardar a progressão da doença.
- Envelhecimento precoce. Na verdade, há evidências de que o estresse pode afetar a forma como você envelhece. Um estudo comparou o DNA de mães que estavam sob alto estresse – que estavam cuidando de uma criança cronicamente doente – com mulheres que não estavam estressadas. Os investigadores descobriram que uma determinada região dos cromossomos mostrou os efeitos do envelhecimento acelerado. O estresse parecia acelerar o envelhecimento em cerca de 9 a 17 anos.
- Morte prematura. Um estudo analisou os efeitos do estresse na saúde por estudar a vida de idosos que cuidam de seus cônjuges – pessoas que estão naturalmente sob um grande stress. Constatou-se que os cuidadores tinham uma taxa 63% maior de morte do que as pessoas da sua idade que não eram cuidadores.
Ainda assim, você pode estar se perguntando o porquê. Por que um sentimento emocional causa destruição em nosso corpo?
O estresse não é apenas um sentimento. O estresse não existe apenas na sua cabeça. É uma resposta fisiológica integrada a uma ameaça. Quando você está estressado, seu corpo responde. Seus vasos sanguíneos se contraem. Sua pressão arterial e pulso aumentam. Você respira mais rápido. Seu sangue é inundado com hormônios como o cortisol e adrenalina. Quando você está cronicamente estressado, essas alterações fisiológicas, com o tempo, podem levar a problemas de saúde.
4 maneiras de lutar contra o Estresse – e melhorar sua saúde
A próxima vez que você se sentir estressado, tente seguir estas quatro dicas de alívio do estresse.
- Respire profundamente. Poucos minutos de respiração profunda podem acalmá-lo e domar a resposta ao estresse fisiológico. Embora o ideal seja reservar um tempo específico para relaxar a cada dia, também é uma boa ideia tirar vantagem da respiração profunda para alívio do estresse, e você pode fazer isso em qualquer lugar – em sua mesa ou seu carro (estacionado).
- Concentre-se no momento. Quando você está estressado, é porque você provavelmente está vivendo no futuro ou no passado. Você está preocupado com o que fazer ou lamentando algo que já fez. Para obter alívio do estresse, tente se concentrar no que você está fazendo agora. Você pode se acalmar, voltando ao momento presente. Se você está andando, sinta a sensação de suas pernas em movimento. Se você está comendo, concentre-se no sabor da comida.
- Reformule a situação. Então você já está atrasado e fica preso num trânsito terrível. Ficar estressado e preocupado é uma reação natural, mas isso não vai ajudá-lo. Ao invés de xingar e bater no volante, obtenha uma perspectiva diferente. Olhe para a situação como uma oportunidade – de alguns minutos para si mesmo, onde você não tem quaisquer outras obrigações.
- Enxergue seus problemas de forma positiva. Pode parecer síndrome de Poliana, mas a próxima vez que você estiver se sentindo estressado, pense sobre as coisas pelas quais você é grato. Nós ficamos estressados quando nos concentramos tanto em um problema específico que perdemos a perspectiva. Você precisa lembrar-se das coisas boas e do quanto tem sorte. Que você tem família e amigos, que você pode enxergar, que você pode andar. Esse pode ser um método surpreendentemente eficaz para o alívio da tensão.
Além dessas técnicas de gerenciamento de estresse que podem ajudar momentaneamente, você também pode fazer algumas mudanças grandes em seu modo de vida. Exercitar-se regularmente é a chave para a gestão de stress a longo prazo. Pessoas que se exercitam têm mais energia e melhor humor, além de que, o exercício regular irá reduzir seus riscos para muitos problemas de saúde.
Aprender algumas técnicas de relaxamento, meditação ou yoga vai ajudar com a gestão do stress também. Caso ainda não tenha lido nosso post sobre meditação, aqui está o link:
https://mentecorpoespirito.com/faca-uma-pausa-com-a-meditacao/
No comment yet, add your voice below!