A ansiedade é sempre ruim?

Nós lemos inúmeros artigos que retratam a ansiedade como algo negativo. Esperamos aprender a lidar com o estresse, medos e inseguranças que vida nos joga. E, no entanto, existem benefícios para a ansiedade? Existe algo como o bom estresse?

ansiedadeA editora da Psych Central, Margarita Tartakovksy, discute a psicologia evolutiva subjacente à ansiedade em sua pós.
“O transtorno do pânico de hoje em dia poderia ter impedido os nossos antepassados de se aventurarem a lugares potencialmente perigosos, longe de suas famílias e tribos“, escreveu Tartakovsky. A ansiedade social de hoje poderia ter mantido as hierarquias sociais e a paz em tempos primitivos. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) de hoje poderia ter ajudado os nossos antepassados a manter os ninhos organizados e seguros“.

Instintos primitivos dos nossos antepassados asseguraram a sua sobrevivência. Na sociedade civilizada, a ansiedade se manifesta como dor e é considerada problemática.

A especialista em gestão de estresse Elizabeth Scott fala sobre o conceito de bom estresse em seu artigo do About.com. O bom estresse (ou o que os psicólogos chamam de eustress”) é baseado em adrenalina. É o estresse gerado por excitação.

“Nós vemos esse tipo de estresse quando andamos de montanha-russa, nos preparamos para uma promoção ou vamos a um primeiro encontro,” afirmou Scott.

O bom estresse precede ações que geram estimulação saudável. Talvez novas relações estejam sendo forjadas; talvez os objetivos estejam sendo colocados no lugar; talvez os riscos estejam sendo tomados; talvez as aventuras estejam sendo perseguidas.

Scott também observa a distinção entre estresse agudo e crônico. O estresse agudo provoca resposta do corpo ao estresse, mas é normalmente tratado com rapidez, permitindo que o corpo retorne à homeostase. O estresse crônico não é resolvido tão facilmente. O estresse agudo pode tornar-se estresse crônico? Possivelmente.

Incorporando uma abordagem mais pragmática (que é mais fácil dizer do que fazer, é claro), podemos perceber o objeto de estresse como sendo um desafio a se superar, felizmente.

Se você não perceber algo como uma ameaça, geralmente não há resposta baseada em ameaças“, disse Scott. “Se você perceber algo como um desafio, o medo que você normalmente experiencia pode se transformar em excitação e antecipação. Muitas vezes, você pode fazer a mudança de percepção, concentrando-se sobre os recursos, vendo os benefícios potenciais ocultos de uma situação, e lembrando-se de seus pontos fortes .

Às vezes, nós sucumbimos ao estresse e ansiedade. No entanto, optar por lidar com o estresse, com o melhor de nossa capacidade, certamente vale a pena. Lembrando sempre que a ansiedade tem suas origens úteis e nem todos estresse é necessariamente ruim.

One Comment

  1. markesens28@gmail.com' Alessandra

    Boa noite, bom de inicio entenda que os sintomas da ansiedade e esse de sempre pensar que pode ser coisa pior. A ansiedade vai minando suas forcas emocionais e levando a uma depressao. para ajudar a melhor antes de tudo procura ajuda medica e procure se conhecer para saber da onde se origina a sua ansiedade, procure compreender quais ocasioes lhe deixa ansioso., o que voce nao consegue aceitar ao seu redor para assim voce conseguir olhar que se tudo que nao consegue mudar voe ficar ansioso o que e preciso fazer e mudar a maneira de olhar para o problema. Abrcos

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: