Você vai na academia para treinar seus músculos. Você corre ou faz caminhadas para treinar sua resistência. Ou talvez você não faça nada disso, mas sabe como treinar seu corpo, caso deseje. Bom, aqui vamos ensinar como treinar uma das partes mais importantes de seu corpo: seu cérebro.

Quando você treina seu cérebro, você:

Evita situações embaraçosas: você se lembra de um rosto, mas qual era o nome da pessoa mesmo?
Torna-se um aprendiz mais rápido em várias habilidades diferentes: olá promoção, aqui vou eu!
Evita doenças de envelhecimento, como o Alzheimer.

Então, como você pode treinar seu cérebro para aprender mais rápido?

 

1. Trabalhe a sua memória
Uma renomada coreógrafa de Nova York desenvolveu o seguinte treino de memória: quando ela assiste a uma de suas apresentações, ela tenta lembrar as primeiras doze a catorze correções que quer discutir com seu elenco, sem escrevê-las.
Se você acha que isso não é nada, pense novamente. A maioria das pessoas não consegue se lembrar de mais de três.

A prática de lembrar eventos ou coisas e, em seguida, discuti-los com os outros tem sido apoiada por estudos de aptidão cerebral. As atividades de memória que envolvem todos os níveis da operação do cérebro – recebendo, lembrando e pensando – ajudam a melhorar a função do cérebro.

Agora, você pode não ter dançarinos para corrigir, mas pode ser obrigado a dar feedback sobre uma apresentação, ou seus amigos podem perguntar-lhe coisas interessantes que você viu no museu. Estas são grandes oportunidades para treinar seu cérebro, flexionando seus músculos da memória.

Qual é a maneira mais simples de se lembrar do que você vê? Repetição.
Por exemplo, digamos que você acabou de conhecer alguém novo.
"Oi, meu nome é João"
Não basta responder com "Prazer em conhecê-lo". Em vez disso, diga: "Prazer em conhecê-lo, JOÃO". 

 

2. Faça algo diferente repetidamente
Ao fazer algo novo, uma e outra vez, seu cérebro cria novos caminhos que o ajudam a fazer essa nova coisa melhor e mais rapidamente.
Pense em quando você tinha três anos de idade. Você certamente era forte o suficiente para segurar uma faca e um garfo muito bem. No entanto, quando você estava comendo sozinho, você fazia bagunça. Não era uma questão de força, era uma questão de cultivar mais e melhores caminhos neurais que o ajudariam a comer sozinho, tal como um adulto. E adivinha? Com repetição suficiente você fez isso acontecer!Mas como isso se aplica a sua vida agora?
 

 

Digamos que você é um procrastinador. Quanto mais você não procrastinar, mais vai ensinar o seu cérebro a não esperar o último minuto para fazer as coisas acontecerem.

Então, se você tem adiado a organização de sua mesa, basta pegar um papel e colocar no seu lugar certo. Olhe para um pedaço de papel e decida onde colocá-lo: Lixo? Armário direito? Outra sala? Dar a alguém?

Você realmente não precisa limpar esse papel: só precisa decidir o que precisa fazer com ele.

É assim que você pode começar. Esses caminhos neurais ainda estão sendo construídos. Gradualmente, você vai se transformar de um procrastinador para um tomador de ação imediata.

 
3. Aprenda algo novo
Pode parecer óbvio, mas quanto mais você usar o seu cérebro, melhor ele vai funcionar. Por exemplo, aprender um novo instrumento melhora sua habilidade de traduzir algo que você vê (partitura) para algo que você realmente faz (tocar o instrumento).Aprender um novo idioma expõe o seu cérebro a uma maneira diferente de pensar, uma maneira diferente de se expressar.Você pode até mesmo literalmente dar um passo adiante, e aprender a dançar. Estudos indicam que aprender a dançar ajuda idosos a evitar a doença de Alzheimer. Nada mal, hein?
 
 
 
cerebro14. Siga um programa de treinamento do cérebro
O mundo da Internet pode ajudá-lo a melhorar a sua função cerebral enquanto está preguiçosamente sentado em seu sofá. Um programa clinicamente comprovado como BrainHQ pode ajudá-lo a melhorar sua memória, ou pensar mais rápido, apenas seguindo seus exercícios de treinamento de cérebro.
 
 
 
5. Trabalhe seu corpo
Você sabia que esse iria aparecer, né? Sim, de fato, o exercício não apenas trabalha seu corpo, ele também melhora a aptidão do seu cérebro.Mesmo um breve exercício por 20 minutos facilita o processamento da informação e funções de memória. Mas não é só isso – o exercício realmente ajuda o cérebro a criar essas novas conexões neurais mais rápido. Você vai aprender mais rápido, seu nível de alerta aumentará, e você obtém tudo isso movendo seu corpo.Agora, se você não se exercita regularmente, e já se sente culpado que não está ajudando seu cérebro, tente um programa de exercícios de treinamento do cérebro como exercício Bliss. Lembre-se, assim como discutimos anteriormente, treinar seu cérebro para fazer algo novo repetidamente irá realmente mudar permanentemente.
 
 
6. Passe algum tempo com seus entes queridos
Se você quer ter habilidades cognitivas ótimas, então você tem que ter relacionamentos significativos em sua vida. Falar com os outros e se envolver com seus entes queridos ajuda você a pensar com mais clareza, e também pode elevar o seu humor. 
 
 
7. Mantenha-se hidratado
Exercitar-se até suar por 90 minutos pode desidratar seu corpo o suficiente para fazer com que seu cérebro literalmente encolha dentro do seu crânio – o equivalente a um ano e meio de envelhecimento. Esse é o aviso de um estudo realizado na U.K. em 2009, no qual os adolescentes trabalharam em diferentes níveis de roupas que induzem o suor. Quando eles foram convidados a jogar videogames após o treino, varreduras cerebrais mostraram que seus cérebros tiveram que trabalhar muito mais, foi muito mais difícil, e as ações que teriam sido concluídas com bastante facilidade levaram muito mais trabalho do cérebro para serem concluídas.
 
 
 
8. Coma direito – e certifique-se de chocolate esteja incluído
Alimentos como peixes, frutas e legumes ajudam seu cérebro a funcionar de forma ideal. No entanto, você pode não saber que o chocolate dá o seu cérebro um bom impulso também.Quando você come chocolate, seu cérebro produz dopamina. E a dopamina ajuda você a aprender mais rápido e a se lembrar melhor. Para não mencionar, chocolate contém flavonoides, antioxidantes, que também melhoram suas funções cerebrais. Então, da próxima vez que você tiver algo difícil de fazer, certifique-se de dar uma mordida ou duas num chocolate!

Agora que você sabe como treinar seu cérebro, é hora de começar a agir. Não basta ler esse conteúdo e depois continuar com a sua vida como se nada tivesse mudado. Coloque esse conhecimento em ação e torne-se mais esperto do que nunca!

 

 

 

 

Recommended Posts

1 Comment


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *